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Seu filho está dormindo o suficiente?


Em um estudo publicado pela Escola de Medicina de Harvard (Harvard Medical School), pesquisadores de Cingapura dividiram estudantes do ensino médio em dois grupos. Durante uma semana, os integrantes de um dos grupos dormiram nove horas por noite, já os participantes do outro grupo foram instruídos a dormir cinco horas. Avaliados antes, durante e depois desta semana de experiência, as pessoas do grupo que desfrutou de menos horas de sono apresentou mais problemas de função cognitiva, atenção e humor ao longo da semana, quando comparados com os outros estudantes. Além disso, foram necessárias duas noites de "sono de recuperação" para o organismo voltar ao normal.

 

Segundo a Academia Americana de Medicina do Sono (American Academy of Sleep Medicine), recomenda-se que jovens de 13 a 18 anos durmam, pelo menos, de oito a dez horas ininterruptas em 24 horas. Período de desenvolvimento do cérebro, privar-se de dormir pode ter graves consequências.  

 

 

Conheça algumas dicas que auxiliam para uma melhor noite de sono:

  • Praticar atividades tranquilas, como leitura, ioga e meditação, por cerca de 20 a 30 minutos, antes de deitar;
  • Evite ter em seu quarto televisores, celulares, computadores, entre outros dispositivos eletrônicos;
  • Tente não beber cafeína durante o período da tarde e da noite. Os efeitos da substância podem ficar no seu corpo por até oito horas e consequentemente atrapalhar seu sono;
  • Opte por refeições mais leves no jantar;
  • Tomar banhos quentes antes de dormir auxiliam na sensação de sonolência e relaxamento;
  • Mantenha um horário fixo para dormir e acordar todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos;
  • Tente não tirar sonecas após as 15h para não ter dificuldade para “pegar no sono” a noite.


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Escrito Por: Unimed

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